sábado, 20 de fevereiro de 2016

Atenção plena

Escolha sabiamente seus pensamentos e crenças; com eles você está literalmente a criar o seu próprio futuro. Gallagher e Metcalf
Orientação plena
Milhares de anos atrás, Buda estabeleceu orientações para ajudar as pessoas a atingir a felicidade e evitar o sofrimento. Para os budistas, o trabalho é uma parte integrante e importante da vida e uma expressão dos valores mais altos da pessoa. 

O professor de estudos religiosos Franz Metcalf e o escritor de negócios BJ Gallagher mostram a relevância atual das ideias budistas, particularmente no local de trabalho em seu livro: 'Sendo Buda no Trabalho'. Apresentado sob a forma pergunta-resposta – como se alunos estivessem perguntando a um mestre – é um livro pequeno, mas não de leitura leve. Ele nos dá muito para refletir e as interpretações do livro têm um impacto adicional de alívio de estresse; elas nos dão uma compreensão mais profunda dos cânones budistas e de sua aplicação prática em busca de equilíbrio.

Vejamos a seguir as orientações de Metcalf e Gallagher:

As Quatro Nobres Verdades
As Quatro Nobres Verdades
Baseado em princípios espirituais – mas também pragmáticos, o budismo proporciona um caminho para iluminação individual. Mesmo no trabalho, ele oferece uma maneira prática de lidar com as três marcas da existência que são "insatisfação, interconexão e impermanência". O caminho para a paz começa simplesmente com consciência ou atenção. O budismo postula quatro nobres verdades: que a vida está cheia de sofrimento, que os humanos sofrem por seu apego a desejos, que é possível terminar o sofrimento eliminando o desejo e que o caminho óctuplo conduz à paz.

Os oito passos deste caminho para a iluminação são "compreensão correta, pensamento correto, palavra (fala) correta, ação correta, meio de vida correto, esforço correto, atenção correta e concentração correta".
O caminho óctuplo conduz à paz
Buda – "O Iluminado" – viveu há 2500 anos. Ele foi um príncipe, depois um pedinte e finalmente um líder espiritual que seguiu o "caminho do meio" de moderação. Ele ensinou que qualquer um pode usar a atenção para atingir a iluminação e que todo mundo tem, essencialmente, uma "natureza de Buda". Em tal natureza está uma sensação de tranquilidade e unidade com todas as coisas – uma sensação que qualquer um pode atingir escolhendo estar atento. Tal tranquilidade é um abrigo diante da confusão e estresse. Se seus colaboradores podem estar atentos, você pode criar uma organização atenta com possibilidades ilimitadas.

Tornando-se um Trabalhador com Atenção Plena
Atenção plena
Ao aplicar as lições de Buda no trabalho, você dá início ao despertar e crescimento nas seguintes áreas:

● Escolher o trabalho com atenção – Em vez de forçar pensamentos positivos, concentre-se em produzir resultados positivos para encontrar felicidade. Buda enfatizava o aprendizado no fazer, no aqui e agora, e é nisso que focam as poderosas práticas do budismo. Ao trabalhar, esteja atento a suas tarefas. Budistas praticam meditação para treinar a mente, porque uma mente treinada pode focar melhor e resistir à distração. Portanto, pratique uma atividade que cultive a sua capacidade de atenção, seja ela meditação, ioga ou um jogo como o xadrez.
Escolha o trabalho com atenção
● Iluminação na prática – A "mente de iniciante" não está cheia de preconceitos. Por isso, o iniciante é melhor que o especialista na escuta e no aprendizado de coisas novas. Pessoas sábias estabelecem prioridades, embora a gestão do tempo funcione melhor quando você aproveita o máximo do momento presente. Defina suas prioridades, depois trabalhe para cumpri-las. Compreenda que a procrastinação resulta de resistência interior. Adiar o que você precisa fazer pode se tornar um mau hábito que outros em sua volta também podem adquirir. É assim que equipes inteiras perdem a eficácia. Em vez de ceder a essa resistência, admita-a; talvez seja bom discuti-la com um mentor e depois agir.
Tudo aquilo que você resiste, persiste. [Carl Jung]
● Qualidade de vida no trabalho – Definir o que você precisa fazer e depois não o fazer faz parte da natureza humana. Procure amigos, mentores e profissionais que ajudem você a avançar. Meditação também ajudará você a identificar as artimanhas de sua mente. Encoraje os outros. Você ficará surpreendido descobrindo a compaixão e energia interior que você não sabia que tinha.
Lidar com a ambiência
● Fala correta – Este princípio do caminho óctuplo do budismo reconhece que as palavras têm poder e apela para que se evite discurso polêmico, falso, cruel ou vão. Mexericos no local de trabalho minam a confiança de todos. Passe tempo com pessoas que você admira; elas ajudarão você a permanecer virtuoso.
Fala correta?
● Ser bem-sucedido – O dinheiro não é a "raiz de todo o mal". Para os budistas, dinheiro, como tudo, vem do vazio, a realidade última. Do mesmo modo, glória e elogios são vazios. Tal não quer dizer que você não queira ser bem-sucedido ou promovido. Buda não rejeitou a liderança; de fato, ele tornou-se um líder porque se preocupava com seu trabalho. Ele acreditava que uma pessoa íntegra administra a riqueza com integridade e a usa para o bem. Ele advertia que a riqueza excessiva podia levar a irresponsabilidade e ganância.
Liderança plena
Buda desaconselhava ruminar eventos passados ou devaneios excessivos sobre o futuro. Contudo, você deve planejar seu futuro, por isso aproveite programas de aposentadoria de sua empresa e outros instrumentos financeiros disponíveis; depois volte ao presente e ao trabalho.

Cultivando Relações de Trabalho com Atenção Plena

Ao trabalhar com outras pessoas, seja atento, não egoísta. Assuma as tarefas difíceis, não se queixe, reconheça seus erros, e seja confiável e leal. Aplique a versão de Buda da Regra de Ouro, "trate os outros como eles desejam ser tratados", destas maneiras e nestas circunstâncias:
Cultive relações com atenção
● Influenciando os outros – Seu impacto aumentará com o desenvolvimento de sua natureza de Buda. As pessoas confiam no bom caráter e respeitam a competência.
● Fazendo algo pelos outros – Colaboradores potencializam o "poder de dar" quando eles vão além das expectativas com um cliente ou colega de trabalho. Dar reforça a lealdade e confiança. Elogios sinceros fazem os outros sentirem-se apreciados. Seja genuíno e autêntico, porque as pessoas percebem presentes sem sentido.
● Critérios duplos – Abstenha-se de julgar duramente os outros com base no comportamento deles, e perdoar facilmente a você com base em suas intenções. Em vez de julgar, acredite que os outros também têm as melhores intenções.
● A importância de escutar – A fala correta é importante, mas você aprende e cresce escutando. Mesmo com feedback não solicitado ou negativo, escute e tente compreender. Deste modo, pode aprender com qualquer um.
● Ensinando ou treinando um colega de trabalho – Quando você ensina, convide seus aprendizes a executar a tarefa. Um bom professor representa a energia e atitude do trabalho e começa com as capacidades atuais das pessoas.
Aprendendo mindfulness com os gansos: Trabalho em equipe,
liderança partilhada, 
amizade e solidariedade
● Criticando alguém – Você lidera melhor pelo exemplo; critique apenas quando pretende ensinar.
● Lidando com pessoas difíceis – Buda dizia que isso é seu carma por todas as vezes em que você (nessa vida e em vidas passadas) foi difícil com os outros. Lidar com pessoas difíceis faz você praticar a paciência, aprofunda a sua compaixão e talvez melhore o seu carma neste processo.
● Colegas de trabalho que mentem – Para promover confiança e clareza, recompense a verdade e desencoraje a mentira. Você não será capaz de decidir bem se estiver rodeado de hipócritas que só lhe dizem o que pensam que você quer ouvir.
● Raiva – O conflito é muito humano, e por isso, existe no local de trabalho. Mas, enfrentar raiva com raiva mantém o conflito vivo. Evite pessoas que sempre estão irritadas ou reclamando, porque a negatividade é contagiosa. Passe mais tempo com quem admira para absorver a sinceridade e o entusiasmo deles.
● Conflito com um colega de equipe – Em vez de culpar os outros por um conflito, descubra como você pode ter contribuído para ele. Se olhar para você mesmo diante dos problemas, poderá também olhar para você mesmo em busca de soluções.
Lidando com o stress?
Clientes – Ame-os ou Perca-os

Cada pessoa e toda organização existe para servir os outros. Funcionários do serviço ao cliente detêm o papel mais virtuoso da organização. Eles desempenham o tipo mais puro de vida correta. Em um mundo ideal, todos deveriam se focar nas necessidades de outros.

Então, por que o serviço ao cliente é frequentemente tão ruim? A maioria das pessoas sofre dos "três venenos" de ignorância, ganância e ódio. Naturalmente, os negócios podem funcionar da mesma maneira. Isso contribuiria para o serviço ao cliente insuficiente e de má qualidade.
Foco nos outros
Você e seus colaboradores podem superar mentalidades inapropriadas reconhecendo a inter-relação de todas as coisas. O cliente é a empresa e a empresa é o cliente. Quando o cliente estiver irado, ultrapasse a ira e foque no problema e sua solução. O problema de seu cliente é sua oportunidade de ajudar. Escute atentamente. Trabalhe com uma perspectiva positiva; analise o que você pode fazer, não o que não pode fazer. Veja se pode ensinar a seu cliente maneiras práticas de evitar o problema no futuro. Relações públicas oferecem a sua empresa a oportunidade de incorporar a fala correta. Diga a verdade, seja qual for, para preservar as suas relações e possibilitar a intenção correta e a ação correta. A sua honestidade ganhará e manterá o respeito de seus pares e clientes.
Foco em soluções
Criando um Local de Trabalho com Atenção Plena

O caminho budista é a liderança servidora. As pessoas respeitam bons líderes pela sua moderação, honestidade e integridade. Se você é um grande empregador, as melhores pessoas vão querer trabalhar para você em bons e maus tempos, especialmente se você trata as pessoas com respeito, não como peças substituíveis em seu negócio. Grandes empregadores oferecem a seus colaboradores trabalho que corresponde a seus talentos e treinamento, e que coloca algum desafio. Eles cuidam de seus colaboradores e se preocupam com seu bem-estar. Já os bons colaboradores executam o seu trabalho imediatamente. Algumas pessoas atuam como se soubessem de tudo, mas eles estão iludindo a si próprios. É melhor comportar-se como aprendiz e estar aberto a aprender. A paz é a atmosfera correta para produtividade; o conflito é insustentável.
O líder pleno serve
A filosofia budista não exige que você desista de ganhar dinheiro ou que viva em pobreza. Ela estabelece um código para viver sua vida. Para percorrer "o caminho do meio" como empresa, planeje, e conceba um método abrangente para avaliar o seu sucesso para além dos lucros; talvez rastreando a satisfação de clientes ou o sucesso de produtos novos ou serviços inovadores. Sua empresa pode crescer somente se as pessoas dentro dela aprenderem continuamente. Implante políticas encorajando o aprendizado. Encoraje os colaboradores a aprender uns com os outros.
Aprender uns com os outros
O Cuidado e Apoio dos Colaboradores

Cada indivíduo e cada grupo é único e vê a verdade de um ponto de vista particular. As pessoas devem encontrar seus próprios caminhos, pensar por elas mesmas, e assumir responsabilidade para melhorar os seus talentos e habilidades e por estarem atentas. Motivar a sua força de trabalho não é necessariamente uma questão de dinheiro. Inicialmente, as pessoas valorizam aumentos e bônus, mas se esquecem deles logo que ajustam seus hábitos de consumo. Alguns objetivos são mais motivadores do que dinheiro, especialmente o trabalho estimulante e o reconhecimento pelo trabalho bem feito. Se você quer que seus colaboradores sejam responsáveis e trabalhem para o bem comum, recompense responsabilidade e comportamento altruísta. Tal como em uma família, uma organização necessita de regras, mas também deve ser flexível. Renegocie parâmetros e esteja disposto a mudar.
Cada um em si
Se você tiver de despedir um colaborador cujas ações negativas prejudicam a organização, faça isso com tanta compaixão e sabedoria quanto possível. As ações negativas têm consequências. Para ser compassivo, dê a seus colaboradores toda a oportunidade de corrigirem o mau comportamento e serem bem-sucedidos.

Mudança Organizacional

Mudança é a única constante. Pessoas e empresas querem ter referências sólidas, mas isso é uma ilusão. Irritar-se com a mudança é tão inútil como desviar o curso de um rio que não corre como você quer. Defina como você se adapta a uma nova empresa, novo trabalho ou novas circunstâncias. Depois regresse ao fundamental - fazendo seu trabalho.
Mudança é a única constante

Uma vida plena
poesia de Stephen H. Kroschel

O momento perfeito para a civilização moderna chegou.
Como o proverbial canário na mina de carvão,
todas as criaturas selvagens deixam testamento;
o nosso mundo natural e o meio ambiente.
Para cada um de nós, estejamos
preparados ou não,
algum dia chegará o fim.
Não haverá mais auroras, nem minutos, horas ou dias.
Todas as coisas que você coletou
serão entesouradas ou esquecidas
ou passadas para outra pessoa.
Sua riqueza, fama e poder temporal
vão encolher até a irrelevância.
Não importa o que você é, possui ou deve.
Seus rancores, ressentimentos, frustrações e ciúmes, 
finalmente desaparecerão.
Assim também as suas esperanças,
ambições, planos e agenda irão expirar.
Os ganhos e perdas, 
que uma vez pareceram tão importantes, 
irão sumir.
Não importa de onde você veio,
nem de que lado da trilha você andou.
Mesmo o seu sexo e a cor da sua pele serão irrelevantes.
Então, o que vai importar?
Como será medido o valor de seus dias?
O que importa não é o que você comprou,
mas o que você construiu.
Não é o que você tem,
mas o que você deu.
O que importa não é o que você aprendeu,
mas o que você ensinou.
O que importa é todo ato de integridade,
compaixão, coragem ou sacrifício que enriqueceu,
fortaleceu e incentivou outras pessoas a imitar seu exemplo.
O que importa não é sua competência,
mas o seu caráter.
O que importa não são quantas pessoas você conheceu,
mas quantas sentirão uma perda duradoura
quando você tiver partido.
O que importa não é a sua memória,
mas as lembranças que vivem naqueles que te amam.
O que importa é quanto tempo você será lembrado,
por quem e pelo quê.
Uma vida vivida de forma significativa
não é tanto a que dependeu de circunstâncias,
quanto a de uma dedicação infalível, de escolha.
Uma vida que tocou a humanidade.
--
A Força Cósmica do Hábito
O Poder da Autodisciplina

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