domingo, 23 de janeiro de 2011

Imaginação

Quantas árvores!
Quantas flores!

O mundo existe!
Mas quem garante?

Aqui são árvores,
lá são flores.

Aqui são homens,
lá seus amores. 

A gente existe!
Mas quem garante?

Podemos ser apenas...
apenas ... apenas ...

Frutos de uma imaginação.
(Imaginação - poesia de Nótlim Jucks)


Segundo Napoleon Hill existem duas formas de imaginação:

A imaginação sintética – que consiste na organização e reunião de idéias reconhecidas, conceitos e fatos arranjados em uma nova combinação. Isso, pois, muito raramente alguém tem uma idéia ou cria qualquer outra coisa absolutamente nova. Praticamente tudo que é conhecido na civilização, nada mais é do que uma recombinação de algo que existe de alguma forma há muito tempo.

A imaginação criativa – nasce da intuição, servindo como o meio exclusivo através do qual, basicamente, todas as novas idéias ou fatos são originados.

"Inovar é muito mais descobrir novas maneiras de realizar as coisas, do que criar novas coisas de alguma maneira."

Em seu livro "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", Sthepen R. Covey condensa algumas atitudes que se aplicadas no cotidiano, tendem a levar as pessoas a se tornarem eficazes. Mas o que é ser eficaz?

Plenitude, é buscar o que há de melhor em si mesmo; eficácia, é usar o melhor de si mesmo da melhor maneira possível.

O que Covey aborda em seu livro - como diaria  Napoleon Hill - não é uma idéia absolutamente nova, mas sua eficácia reside na maneira como ele combina os conceitos e os apresenta de forma a concretizar uma tese sobre a excelência das pessoas; pessoas que fazem as coisas de uma determinada maneira, ou  praticam determinado hábito cotidiano que as leva ao sucesso.

Agora, um resumo dos "Hábitos da Eficácia":

Proatividade
Proatividade
Ser proativo é mais do que ter iniciativa. É aceitar a responsabilidade por nosso próprio comportamento (passado, presente e futuro) e fazer escolhas baseadas em princípios e valores, e não em humores ou circunstâncias. As pessoas proativas são agentes de mudança e optam por não serem vítimas, nem reativas ou viver culpando os outros. Elas realizam isso desenvolvendo e utilizando os quatro singulares dons humanos — autoconsciência, consciência, imaginação e vontade independente —, e obtêm uma abordagem "de dentro para fora", realizando mudanças. Elas decidem ser a força criativa de suas próprias vidas, a decisão mais fundamental que alguém pode tomar.

Definição de Propósito 
Definição de Propósito
Todas as coisas são criadas duas vezes — primeiro mentalmente, depois fisicamente. Pessoas, famílias, equipes e empresas moldam seu próprio futuro ao criar uma visão e um propósito mentais para qualquer projeto. Eles não vivem apenas o dia-a-dia, sem um propósito claro em mente. Após identificá-los mentalmente, comprometem-se com os princípios, valores, relacionamentos e propósitos que mais lhes interessam. Uma missão é a forma mais ampla de elaboração mental para uma pessoa, uma família ou uma empresa. Trata-se de uma decisão primordial, pois governa todas as outras decisões. Gerar uma cultura por trás de uma missão, de uma visão e de valores compartilhados é a essência da liderança.

Prioridades
Prioridades
Considerar primeiro o mais importante é a "segunda parte", ou a criação física. É organizar e executar a criação mental (seu propósito, visão, valores e as prioridades mais importantes). As coisas secundárias não vêm em primeiro lugar. O mais importante não vem em segundo lugar. As pessoas e as empresas devem se focar naquilo que é mais importante, seja isso urgente ou não. A coisa mais importante é considerar a coisa mais importante como sendo a mais importante.

Benefício Mútuo
Benefício Mútuo
A estratégia ganha/ganha é uma moldura da mente e do coração que procura o benefício mútuo e que se baseia no respeito mútuo em todas as interações. Significa pensar em termos de abundância — uma "torta" que sempre se expande e é suficiente para todos, uma cornucópia de oportunidades, de saúde e de recursos — em vez da escassez e competição adversária. Não é pensar egoisticamente (ganha/perde) ou como mártir (perde/ganha). Em nosso trabalho e na vida familiar, as pessoas pensam interdependentemente — em termos de "nós", e não "eu". Pensar ganha/ganha encoraja a resolução de conflitos e ajuda as pessoas a procurar soluções de benefício mútuo. É compartilhar informação, poder, reconhecimento e recompensas.

Procurar Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido
Procurar Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido
Quando ouvimos com a intenção de compreender os outros, em vez de manter a intenção de apenas responder, iniciamos a verdadeira comunicação e a construção de um relacionamento. Quando os outros se sentem primeiro compreendidos, sentem-se firmes e valorizados, abaixam as defesas, e as oportunidades de falar mais abertamente e de ser compreendido surgem muito mais fácil e naturalmente. Procurar compreender requer gentileza; procurar ser compreendido requer coragem. A eficácia reside no equilíbrio entre essas duas coisas.

Sinergia
Sinergia
A sinergia diz respeito à criação de uma terceira alternativa — não a minha maneira, nem a sua, mas uma terceira maneira que seja melhor do que aquela sugerida individualmente. É o fruto do respeito mútuo — da compreensão e até da valorização das diferenças individuais na resolução de problemas, na geração de oportunidades. Equipes e famílias sinergéticas prosperam a partir das forças individuais, de modo que o todo se torna maior do que a soma das partes. Essas relações e equipes renunciam ao antagonismo defensivo (1 + 1 = 1 1/2) ou à mera cooperação (1 + 1 = 2). Eles buscam a cooperação criativa (1 + 1 = 3 ou mais).

Depuração
Depuração
Depuração se refere à renovação constante das quatro áreas básicas da vida: física, social/emocional, mental e espiritual. É o hábito que aumenta nossa capacidade de viver todos os outros hábitos da eficácia. Em uma empresa, a depuração promove visão, renovação e aprimoramento contínuo, evita o risco de falência e de entropia e coloca a organização em um novo caminho de crescimento. Em uma família, aumenta a eficácia por meio de regulares exercícios pessoais e familiares, tal como o de estabelecer tradições que norteiem o espírito de renovação familiar.

"Inovar é muito mais descobrir novas maneiras de realizar as coisas, do que criar novas coisas de alguma maneira."
-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário