segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O Retorno do Mestre

Olá navegante, depois de meses sem conseguir conversar com o mestre Issa, este fim de semana nos encontramos. Conversamos sobre sua viagem a Dharamsala, seu encontro com os lamas e o autógrafo do mestre Tenzin que ele havia me prometido. Acho que esse último foi só pra tirar um sarro comigo, mesmo o mestre Issa sendo avesso a essas "brincadeiras", mas no fim a conversa foi engrandecedora para mim.

Como de costume eu tinha algumas reclamações para desabafar e o mestre estava com paciência para me ouvir. Falei sobre algumas coisas que tenho feito e que acho que não tenho visto o resultado esperado; comentei sobre minha apreensão quanto minha estabilidade financeira e meu futuro profissional; sobre meus relacionamentos interpessoais e outras coisas mais.

Eis então que o mestre resolveu me brindar com um de seus conselhos; o qual lendo e relendo depois as anotações que fiz, me pareceu um conselho abrangente, que pode servir para muita gente, assim decidi compartilhá-lo com vocês:

"..., você deve cuidar de suas atitudes para que não se desvie do seu caminho; você sabe que o que foi plantado necessita de cuidados para florescer e que ao florescer, o cuidado deve ser transformado em dedicação, para que mesmo quando a florada se esvair, exista ânimo para florescer novamente.

"Quando seus medos e inseguranças aparecerem, centre seus pensamentos e tome as decisões necessárias, por mais difíceis que possam ser; como diria Ralph Waldo Emerson: 'Adote o ritmo da natureza. O segredo dela é a paciência' – pois tudo acontece em seu tempo e com paciência a vida irá lhe surpreender positivamente.

"Para recuperar as oportunidades desperdiçadas, os relacionamentos familiares abalados, ou mesmo seus projetos que estavam parados, você deve usar sua energia individual para buscar iluminação; que é a motivação e o estímulo para as conquistas. Seja um sol para si mesmo.

"Todos passamos por vários estágios transformadores em nosso processo de evolução, veja sempre o lado bom de qualquer situação, por mais que esta seja negativa, nunca perca sua alegria, pois só assim você conseguirá se desenvolver plenamente, conquistar e prosperar. Mesmo que tudo lhe pareça muito vagaroso, é desta forma que se obtém os resultados esperados. 'Siga a sua alegria, e o mundo abrirá portas para você onde antes só havia paredes', é o ensinamento de Joseph Campbell.
Você e a sociedade
"Há uma antiga história Zen a respeito de um leão que foi criado por ovelhas, e pensava que era uma delas, até que um velho leão o capturou e o levou até um lago, onde lhe mostrou o seu próprio reflexo. Osho se vale desta parábola, para comparar a sociedade a um rebanho de ovelhas e comparar o indivíduo a um leão. As ovelhas estão sempre em rebanho, na esperança de que estar em grupo será aconchegante. Em meio à multidão, o indivíduo sente-se mais protegido, seguro. Já o leão anda só, sem temor. Então dê uma olhadela no seu próprio reflexo no lago e tome a iniciativa de libertar-se do rebanho, acorde o leão adormecido dentro de você, quebre o que quer que lhe tenha sido imposto como condicionamento pela sociedade, seja o indivíduo maravilhoso que você é.

"Lembre-se que o movimento pelo qual as coisas se transformam, está relacionado à bipolaridade cósmica, onde há o positivo e negativo, yang e yin, masculino e feminino, céu e terra, ação e a reação; duas forças opostas, que entendidas, levam a realização do Tao (O Caminho). Só através da harmonia interior é possível viver sem medos e preocupações, pois você irá encontrar o equilíbrio do fluxo da vida.

"Assim sendo, não se renda à ansiedade, pois você estará pronto para encarar o futuro e todas as mudanças que acontecerão."
Depois de meditar o conselho do mestre Issa, decidi pegar meu livro do Tao Te Ching – brilhantemente traduzido e comentado por outro grande mestre da minha vida, Huberto Rohden – e dar uma "passeada" pelos poemas milenares de Lao-Tsé. Quando li o poema 23, eu tive certeza de que eu deveria publicá-lo como complemento ao conselho do mestre Issa, o que faço abaixo.

Vitória pela auto-suficiência
poesia de Lao-Tsé

Quem pouco fala encontra atitude certa
Em todos os acontecimentos.
Não desespera quando rugem tufões,
Porque sabe que não tardam a passar;
Sabe que uma chuva não dura o dia todo,
É produzido pelo céu e pela terra.
Se tudo é tão inconstante,
Como não o seria o homem?
Por isto o que importa
É a atitude interna,
Isto é: adaptar-se em silêncio
A todos os acontecimentos.
Quem harmoniza os seus atos
Com o Tao da Realidade
Se torna um com ele.
Quem, no seu agir, é determinado
Por seu próprio ego
Identifica-se com o ego.
Quem identifica o seu agir com coisa qualquer
É identificado com esta coisa.
Quem sintoniza com a alma do Infinito
Assemelha-se em tudo ao Infinito.
E quem assim se harmoniza com o Infinito
Recebe os benefícios do Infinito.
Tanta confiança recebe cada um,
Quanta confiança ele der.

Explicação filosófica do mestre Rohden
Aqui é enunciado o antiqüíssimo princípio hermético: o homem só pode receber algo na medida que ele dá. O receber de Deus é diretamente proporcional ao dar ao semelhante. A receptividade é proporcional à datividade. O segredo de enriquecer não está no receber, mas sim no dar. As águas da Fonte Cósmica só enchem os canais humanos à medida que estes se esvaziarem.

Logo que terminei minha leitura, chamei o poeta Nótlim Jucks para conversar a respeito do assunto e ele me disse: "Tenho um poema, mais ou menos místico que se enquadra no tema. Faz assim, coloca o conselho do mestre Issa, uma imagem do tei-gi, o poema do Lao e o meu no fim; pois tudo isso no fundo tem haver com amor." – e sorriu pra mim com cara de satisfação por ter conseguido associar mais uma vez um de seus poemas aos temas que publico no Blog.

Um com você
poesia de Nótlim Jucks

Sinto sua pele tocando a minha,
sinto seu perfume no ar que respiro.
Ouço sua voz em minha mente,
como se falasse aqui ao meu coração.
Vejo seu sorriso e imagino o mundo belo,
que existe quando você sorri,
ou mesmo quando você chora.
Pois as coisas só tem sentido
quando refletidas em você,
quando sentidas com você.
Essa vontade que sinto de não ser mais um,
mas de ser um com você;
tem percorrido cada veia do meu corpo,
irrigando meu coração que bate calmo e descompassado,
rápido e tranqüilo,
inebriado em sentimento,
confuso mas sem tormento.
Preenchido pela confusão da ausência
e saciado pela plenitude da presença.
Não que haja abandono, pois não o há!
Existe pois, um distanciamento não ausente,
uma presença não tangível.
É como se esse sentimento todo,
viajasse o cosmo misturando-se sem se perder,
mantendo-se um, mesmo que para ser um,
exista a necessidade de ser muitos.
Para enfim então chegar e povoar, não um corpo,
mas almas que distantes se encontram no infinito
e se amam sem procurar um sentido,
tendo sentido no próprio fato de se amarem.
Eu amo você assim,
sem necessidade de um lugar no espaço,
sem necessidade de uma relação no tempo,
pois amo você desde outro tempo,
desde outro lugar,
e te amarei enquanto assim quiserem
estes corações que distantes batem juntos,
e que perto batem como um.

Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo - já dizia John Donne - o desafio é não perder a si mesmo em prol dos interesses da sociedade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário